[the_ad id=”10494″] Numa altura em que se discute um estudo da Comissão Europeia que chegou a admitir a suspensão da pesca da sardinha durante 15 anos – e apesar de o Governo português já ter dito que nem em sonhos – o Imprensa Falsa esteve à conversa com uma sardinha que fala em “mixed feelings”.
Imprensa Falsa: Antes de mais, obrigado por aceitar responder a umas perguntas.
Sardinha: Obrigada eu, pela oportunidade. Ainda ninguém quis ouvir o nosso lado. Temos muito pouca imprensa.
IF: Como é que a notícia de uma eventual suspensão da pesca de sardinha foi recebida na vossa comunidade?
Sardinha: Primeiro com euforia. Muita euforia. Estávamos à espera desta notícia há muito tempo. Foi uma grande festa e nós quando fazemos festas, não queiram saber. Ah! Vocês sabem, já me esquecia. Parecia os santos. Entretanto, alguém se lembrou de dizer “espera lá, não nos querem pescar mas é só para nos continuarem a comer…”. Isto caiu que nem uma bomba.
IF: Não estavam à espera.
Sardinha: A gente não pensou. A ideia era suspender a pesca, não ouvimos mais nada.
IF: E sendo para vos comer, já não acham tanta piada?
Sardinha: É evidente. Como é que se pode viver em liberdade sabendo que chega o dia em que vocês acham que já há sardinhas suficientes e jogam as redes?
IF: Mas sempre se preserva a espécie…
[the_ad id=”10494″]Sardinha: Se é para ser comido mais vale ir de vez… Porque, por exemplo, estão a querer salvar o lince ibérico. Muito bem. E não é para o comerem. Nem para fazerem malas. Estão contra as corridas de toiros. Muito bem. Aquilo não se faz aos animais. Está correcto. Já as sardinhas é o “aguenta aí um bocado que estão-se a acabar e não pode ser porque isto é o pato dos mares…”.
IF: O que tencionam fazer agora?
Sardinha: O mesmo que até agora. Nada. Estamos de mãos e pés atados. Gostávamos de poder capturar pessoas e comê-las, que era para verem…
IF: O melhor resultado seria a suspensão definitiva da pesca?
Sardinha: Naturalmente.
IF: Mas vamos lá ver uma coisa: Suponhamos que também não vos deixavam comer plâncton durante uma temporada, porque o plâncton também estava a patinar!?
Sardinha: Esse é um bom ponto de vista. Íamos passar um pouco mal.
IF: Pois, é que nestas coisas só se vê um lado. Agora, se não te importas, salta para o meu pão.
Sardinha: Não será melhor passares-me um pouco na grelha ou vai assim, tipo sushi? Eu por mim é-me indiferente.
IF: Vou-te só brasear um pouco.
Sardinha: Ahhh! Boa. Como fazem aos atuns. Adoro. <3