Já chegou a Portugal o fumo dos incêndios no Canadá e foi recebido oficialmente pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, que teve de se deslocar ao Minho, que foi por onde o fumo chegou.
“É uma grande honra, estamos a falar de um fumo que cobriu Nova Iorque e agora está aqui, na região do Minho”, afirmou Gomes Simplício, que promete devolver a simpatia. “Contamos enviar fumo português também para o Canadá, claro, vamos assinar hoje um protocolo”, explicou o governante.
O fumo que Portugal vai enviar não deverá ser de incêndios, porque Portugal não vai ter incêndios. “Não vamos ter, felizmente, porque o ministro José Luís Carneiro está a fazer um óptimo trabalho, olhe… não vá mais longe, descobrimos que, no combate aos fogos, um carneiro é melhor do que milhares de cabras sapadoras”, acrescentou Gomes Simplício.
Assim, o fumo que Portugal vai enviar deverá ser novamente o das sardinhas, um fumo que já foi utilizado na retaliação contra o Norte de África e as suas poeiras.
Depois desta recepção, o fumo dos incêndios no Canadá será recebido pelo Presidente da República, só ainda não se sabe quando. “É quando o fumo chegar a Belém”, explica fonte da Presidência.