Ao contrário do que davam conta as notícias, a Direcção Executiva do SNS veio esta quarta-feira garantir que nenhuma maternidade vai encerrar em Portugal, pelo menos no primeiro trimestre do ano.
No entanto, o mesmo organismo explica que as maternidades estarem abertas não significa que esteja lá alguém, anunciando por isso, também, o novo regime de parto self-service.
“As maternidades estarão abertas, que é o que interessa, é só entrar, está lá tudo, basta procurar, costuma dizer nas gavetas o que lá está dentro”, explica o director executivo.
No fim, o Governo só pede para as pessoas passarem um pano e deixarem tudo como encontraram. “No fundo, devemos deixar para os outros o bloco tal como o encontrámos”, acrescenta.
Relativamente a determinados procedimentos médicos de alguma complexidade, os computadores do serviço estarão com o YouTube ligado, pelo que será possível assistir a tutoriais. “Uma epidural parece mais difícil do que é na realidade”, conclui o mesmo responsável, antes de demonstrar com um assessor seu, que agora vai ter de esperar umas horas até voltar ao normal.