Início Internacional ‪“Desliga tu”, “não, desliga tu”, "desliga tu": Chamada de Trump para Marcelo...

‪“Desliga tu”, “não, desliga tu”, “desliga tu”: Chamada de Trump para Marcelo ainda não terminou

"Tu comigo não tens hipótese, eu nem sequer preciso de dormir", acrescentou Marcelo, que espera ganhar este braço de ferro.

-

A Presidência da República anunciou ontem que o presidente norte-americano tinha estabelecido um contacto telefónico com o presidente português, para falar da vida mas também para elogiar a resposta de Portugal à crise.

Entretanto, a Presidência emitiu outra nota, algumas horas depois, anunciando que o telefonema ainda não tinha terminado.

Mais tarde, outra nota, desta feita a Presidência confirma que ainda não desligaram, admitindo um impasse. “Sua Excelência o Presidente da República informa que o Presidente dos Estados Unidos da América não desliga e que Sua Excelência o Presidente da República também não”, pode ler-se.

“Tu! Desliga tu!”, tentou novamente Trump, há instantes e durante uns silêncios não se ouviu nada. “Marcelo?”, perguntou então. “Claro que estou aqui”, respondeu o Chefe de Estado português, para desespero do seu homólogo norte-americano.

“Tu comigo não tens hipótese, eu nem sequer preciso de dormir”, acrescentou Marcelo, que espera ganhar este braço de ferro.

Entretanto, acaba de ser emitida, de Belém, mais uma nota. “A conversa telefónica entre Sua Excelência o Presidente da República e o Presidente dos Estados Unidos permanece a esta hora, com os dois a aproveitar para trocarem impressões sobre outros temas, nomeadamente as ‘fake news'”.

“Nós aqui é o Imprensa Falsa, Donald, mas são notícias falsas a sério”, terá explicado Marcelo. “Sei muito bem. Também leio. Foi aliás a ler o Imprensa Falsa que aprendi português”, respondeu Trump.

“Sendo assim, senhor presidente, está na hora de nos despedirmos, agradeço bastante o telefonema”, concluiu o presidente português. “Ora essa, foi um gosto”, acrescentou Trump, mas nenhum desligou. “Donald?”, tentou Marcelo. “Sim…”, respondeu Trump e continuam.

Para o especialista em assuntos internacionais, esta chamada pode durar anos. “O presidente norte-americano é um pouco infantil, enquanto o presidente português é bastante obstinado”, defende Simplício, numa altura em que sai outra nota de Belém.

“O presidente norte-americano foi dormir, mas não desligou a chamada, ouvindo-se neste momento em Belém o ronco do inquilino da Casa Branca”, pode ler-se.