A partir desta terça-feira, as companhias aéreas voltam a estar autorizadas a aterrar e a descolar durante a noite em Lisboa, tanto no novo como no velho aeroporto. A decisão levou a grandes protestos por causa do ruído.
Numa primeira fase, o governo agradeceu as preocupações em relação ao ruído mas lembrou que dentro do avião não é possível ouvir as pessoas a ressonar cá em baixo. Só depois de perceber que a preocupação não era com o ruído dentro do aparelho, mas sim cá em baixo, é que veio dizer que a autorização foi dada mas com algumas exigências.
“As aeronaves podem aterrar e descolar durante a noite, mas tem de ser em pezinhos de lã, para além de não poderem buzinar em nenhuma circunstância”, explicou Simplício, ministro do Ruído e da Confusão. “Devem aterrar com os motores desligados e descolar apenas quando algum bisonte estiver a roncar, que nem se vai notar”, acrescenta.
Recorde-se que, com o regresso dos voos nocturnos a Lisboa, as fases de sono para quem reside na cidade passam a ser: Vigília, Sono, Camião do lixo, Bêbados à porrada, Mota com escape de rendimento, Furto a automóvel com alarme, Avião e Despertador.