Quarta-feira, Julho 3, 2024
InícioPaísVisita do presidente do Brasil a Portugal está a correr bem, apesar...

Visita do presidente do Brasil a Portugal está a correr bem, apesar das dificuldades com a língua

Só vinha comer bacalhau, mas foi ficando.

“Olá, seja muito bem-vindo, mais uma vez, a Portugal”, foram estas palavras do ministro dos Negócios Estrangeiros, na sexta-feira passada, quando o Presidente do Brasil aterrou em Lisboa. “O que é que esse cara falou?”, comentou Lula da Silva, para um dos seus assessores. “E eu vou saber, presidente!? Diga que ‘sim, o voo foi bom'”, sugeriu o assessor.

“Sim, sim, meu amigo, o voo foi muito bom”, respondeu então o Chefe de Estado brasileiro, antes de pedir à sua comitiva para chamarem o tradutor simultâneo.

A visita oficial da Lula da Silva a Portugal está na parte final e tem corrido bem, apesar desta barreira linguística. “É uma grande satisfação estar aqui consigo, amigo Lula, finalmente os nossos países reencontram-se”, afirmou o presidente português, no sábado, quando recebeu o homólogo brasileiro no Palácio de Belém. “Sim, sim, o voo foi muito bom”, voltou a responder Lula da Silva, que usa sempre esta frase quando não percebe.

“Cadê esse tradutor!?”, sussurrou, já irritado, o presidente brasileiro. “Presidente, o tradutor já está no posto, mas ele também não entende o que eles falam, presidente”, sussurrou Simplício, assessor de Lula.

Esta segunda-feira, o Chefe de Estado brasileiro está no norte e começou por agradecer as palavras com que foi recebido: “Sim, sim, o voo foi muito bom.” Amanhã, terça-feira, é o último dia da visita e o mais importante, com uma intervenção no Parlamento, antes da cerimónia do 25 de Abril. São esperadas manifestações à porta da Assembleia, uma de apoio e outra contra a presença de Lula da Silva.

Coincidência ou não, o presidente brasileiro vai-se embora pouco depois. Os organizadores da manifestação estão convencidos que é graças ao protesto.

Apoiar o IF

Tenha a bondade de auxiliar o IF com a sua bondade, por favor.

Artigos relacionados
- Advertisment -

Populares