Soares visita Sócrates na prisão e oferece-se para ficar lá por ele: “Vai tu em liberdade, que ainda és novo”

ng2886614Foi um pouco atribulada a visita que Mário Soares fez a José Sócrates, esta manhã, em Évora. Desde logo porque o antigo presidente já não se lembrava que o ex-primeiro-ministro tinha sido preso e julgava que iam os dois inaugurar o estabelecimento.

Depois, ao aperceber-se que Sócrates estava preso, Soares ficou chocado e, sem pensar, ofereceu-se para ficar lá ele. «Vai tu em liberdade, que ainda és novo», terá afirmado Soares, numa altura em que Sócrates lhe explicava que era um gesto bonito, mas não podia ser.

A situação gerou, no entanto, alguma confusão, com Soares a perguntar, um pouco depois: «Afinal de contas, qual de nós é que veio dentro?»

Sócrates admitiu que tinha sido ele, mas Soares não se conformou e teve uma ideia. Mais tarde, Mário Soares tentava deixar o estabelecimento prisional com o ex-primeiro-ministro escondido numa bochecha. O que é que correu mal? À saída os guardas quiseram despedir-se do ex-presidente, que só dizia “hummmm”, para não morder o ex-primeiro-ministro. Ora, os guardas ficaram preocupados com aqueles sintomas e levaram de imediato Soares para a enfermaria. Qual não foi o espanto quando se viu o preso número 44 na radiografia.