Quinta-feira, Dezembro 8, 2022
InícioOpiniãoPara que servem as viseiras?

Para que servem as viseiras?

Chegou o momento de falarmos sobre as viseiras, com uma pergunta filosófica: Para que servem? Nos profissionais de Saúde, tudo bem. Mas esses lidam directamente com pessoas infectadas e pessoas infectadas são praticamente um aerossol, nomeadamente quando espirram. Daí que seja necessário um fato completo, máscara e viseira. E mesmo assim, muitas vezes, não chega. 

Agora… na rua, para que serve uma viseira, ainda por cima quando não se usa máscara? A máscara é um bom filtro e ajusta-se à cara, sendo praticamente estanque. A viseira é só um pára-brisas. Não pára-covid. Só pára mesmo brisas e é se não estiver muito vento.

Sabe-se que há pessoas que não conseguem usar máscara, faz-lhes alergia ou não conseguem respirar. Nessas, vá lá, até se pode perceber que usem a viseira, é o mal menor. Mas não lhes serve de nada. 

Aquilo que não se entende mesmo é quem opta por uma viseira, em vez da máscara, como se fosse a mesma coisa. Depois andam na rua como se estivessem a gravar um teledisco dos Pet Shop Boys. Fico muitas vezes à espera que aquelas pessoas de viseira, de repente, larguem tudo e comecem ali um flash mob. 

Para se perceber bem a completa inutilidade de uma viseira no meio da rua, era como substituir um preservativo por um boné com uma hélice. Um protege eficazmente, o outro é apenas uma pala ridícula.

Foi por pouco que não se começaram a vender escudos contra o coronavírus. As pessoas saíam à rua com o escudo num braço e só se protegiam quando o vírus vinha. Alguém tosse e nós levantamos o escudo. Passar a gritar “en garde!” também ajuda.

É verdade que as viseiras são de fácil produção e então começou por aí tudo a fazê-las, mas não substituem as máscaras e protegem muito pouco ou talvez mesmo nada. Só para quem anda sempre a correr, talvez proteja dos mosquitos.

 

OUTROS ARTIGOS

Mais Recentes