Se não viu o eclipse solar desta manhã, não se preocupe. Pode voltar a ver mais logo, por volta das 19 horas (18:57 em Lisboa, mais concretamente). Mas se não conseguir hoje, porque já tinha coisas combinadas, então pode ver amanhã. Ou depois. Na verdade, pode ver todos os dias e sempre por volta da mesma hora.
“Não vale a pena tentar ver eclipses como o desta manhã, pois pode cegar ou ficar com cataratas instantâneas”, explica Simplício, eclipsólogo, “para além de que o eclipse solar ao fim do dia é muito mais deslumbrante, o breu é total e demora várias horas”.
Recorde-se que, no caso desta manhã, o fenómeno deve-se ao facto de a lua se ter posto à frente do sol. “O que até é deselegante entre os dois, mas está aqui tudo na Terra com óculos palermas a observar…”, lamenta Simplício, “talvez nos devêssemos meter nas nossas vidas, não sei, digo eu”.
Sobre o facto de ser um eclipse muito mais rápido do que aquele que ocorre todos os dias, ao fim do dia, Simplício é peremptório: “Sim, porque neste eclipse, quando a lua se mete à frente, ou a Terra ou o sol, um deles grita ‘sai da frente, já me viste o tamanho do cosmos e tinhas de te vir pôr logo aqui!?’ e pronto, a lua começa a sair da frente”.
[Subscreva o Imprensa Falsa no Substack.]