Sexta-feira, Junho 21, 2024
InícioEconomiaMoody's sobe rating de Portugal para 'A' depois de calcular as poupanças...

Moody’s sobe rating de Portugal para ‘A’ depois de calcular as poupanças que os portugueses têm nos livros

Biblioteca Nacional é o banco central.

A Moody’s acaba de subir o rating de Portugal para ‘A’, lamentando, desde já, o período em que colocou a dívida nacional no lixo ou com ratings lamentáveis. “Penitenciamo-nos pela péssima análise que fizemos à capacidade de o país honrar os seus compromissos”, escreve Simplício, analista-chefe da Moody’s, numa última nota antes de ser despedido.

Em causa, para a atribuição deste ‘A’, está o facto de esta agência de notação financeira ter percebido que as poupanças dos portugueses estarão dentro dos livros ou em caixas de vinho. “Constatámos que só numa enciclopédia luso-brasileira estará dinheiro suficiente para amortizar os juros que se vencem agora”, explica a Moody’s.

De facto, Portugal tem esta características muito especial, que acabou por ser tornada pública depois de o chefe de gabinete do primeiro-ministro ter sido apanhado com 75 mil euros no gabinete, uns trocos porque ainda há muito estabelecimentos que não aceitam cartão.

Para a Moody’s, foi uma surpresa muito grande e ainda estão a processar toda a informação. “Então, quer dizer, o vosso banco central não é o Banco de Portugal mas a Biblioteca Nacional?”, perguntam, tentando perceber como funciona este sistema baseado nos depósitos em livros.

Apoiar o IF

Apoie o único jornal que nunca o enganou. Queremos manter o rigor e a independência. Caso contrário, vendemo-nos a um grande grupo económico. Ou pior, a um pequeno.

Publicidade
Newsletter

Mais Recentes

Publicidade