Depois do 26/4, o dia do ataque ao ministério das Infraestruturas, o Governo tem estado em alerta máximo. Esta terça-feira, o ministério das Finanças foi evacuado depois de um adjunto chegar de bicicleta.
“Depressa, depressa, levem o déficit para a bancarrota”, gritava o chefe da segurança, sendo que “déficit” é o nome de código para o ministro e a “bancarrota” é uma sala segura num local não determinado.
Entretanto, todos os funcionários corriam, de forma ordenada e pelas traseiras, para o exterior do edifício. “Não era o Simplício? Ele às vezes vem de bicicleta…”, comentava uma das assessores do gabinete.
“Largue a bicicleta! É uma ordem, largue a bicicleta!”, ordenava a força especial da PSP, já no local e com snipers nos telhados. “Mas, mas…”, soluçava Simplício. “Largue a bicicleta e dê dois passos para o lado… entregue o seu computador a esse indivíduo disfarçado de pinheirinho ornamental atrás de si…”, continuou a PSP.
Segundo foi possível apurar, tudo está mais calmo a esta hora, menos Simplício. “Então mas tu numa situação destas vens de bicicleta, Simplício? Mas tu vês as notícias?”, perguntava-lhe há pouco o “déficit”, que já saiu da “bancarrota”.