O protesto dos bombeiros que começou esta manhã, em Lisboa, está agora na fase de rescaldo. Os ânimos estão mais calmos, mas as autoridades temem alguns reacendimentos e por isso estão a vigiar.
Recorde-se que numa acção não programada, centenas de bombeiros deslocaram-se até à sede do Governo, derrubando mesmo uma barreira policial.
O país chegou a pensar que estaria em curso um golpe de Estado e que os bombeiros podiam vir a tomar o poder, sobretudo quando se começou a ouvir o rebentamento de petardos. Aliás, Nuno Melo, ministro da Defesa, quando ouviu o primeiro estrondo, gritou “rendo-me” e escondeu-se num bar, depois de ligar a Gouveia e Melo.
Terá sido Paulo Rangel, que quando se enerva cuidado, a ir buscar o ministro da Defesa com termos que, diz quem ouviu, não foram os mais delicados. Confrontado pelos jornalistas sobre esta questão, o ministro dos Negócios Estrangeiros limitou-se a fazer-nos um manguito.