É oficial. Acaba de entrar na corrida a Belém um dos jacarandás que ganhou protagonismo nos últimos dias por ter estado perto de ser abatido pela câmara. A apresentação foi ontem, ao fim do dia, na avenida 5 de Outubro, em Lisboa.
“Quiseram abater-me, mas aqui estou, viçoso e frondoso, pronto para ser o jacarandá de todos os portugueses”, gritava a árvore agora candidata, para milhares de pessoas que se juntaram naquele local.
“É agora, é já, é jacarandá! É agora, é já, é jacarandá!”, gritavam os apoiantes, nomeadamente a Juventude pelo Jacarandá, que conta com mais jovens do que a Jornada Mundial da Juventude.
“Penso que Portugal precisa de alguém com os pés bem assentes na terra, neste caso as raízes, que ainda é melhor”, afirma Simplício, antes de continuar: “É agora, é já, é jacarandá!”
Apesar de ter sido apresentado há poucas horas, a árvore já lidera todas as sondagens, fazendo sombra ao Almirante Gouveia e Melo. Nenhuma das sondagens aponta sequer para uma segunda volta. Gouveia e Melo, que ainda não se tinha apresentado e percebe agora porquê, admite voltar aos submarinos e dizer que nunca esteve nos seus planos candidatar-se.
Entretanto, se o jacarandá for eleito, como se prevê, a Presidência da República deverá mudar-se para um passeio na 5 de Outubro, uma vez que não é certo que possa ser transplantado.