Sábado, Julho 6, 2024
InícioPolíticaIF esteve na reunião do Conselho de Estado e conta-lhe tudo

IF esteve na reunião do Conselho de Estado e conta-lhe tudo

Primeiro órgão de comunicação social a participar num Conselho de Estado.

O Imprensa Falsa assistiu esta terça-feira à reunião do Conselho de Estado, no Palácio de Belém. Os jornalistas não podem ficar na reunião, por isso fomos de Lobo Xavier, depois de sequestrarmos o verdadeiro, que está bem e até já está em casa. Com receio de amarrotar o fato, o conselheiro não ofereceu qualquer resistência.

A reunião começou com algum atraso porque Marques Mendes sentou-se na cadeira do Presidente da República e quem é que o tirava? Começou a carregar nos botões todos, Manuel Alegre teve de dizer que ia ao carro buscar a caçadeira para Marques Mendes voltar para o seu lugar. Entretanto, Cavaco Silva também passava pela sala com o seu novo livro, que ainda não lançou mas que já está a vender com desconto. “‘A arte de governar para totós’, a minha nova obra, são 15 euros, mas a si faço-lhe a 20…”, ia oferecendo. Vendeu dez a Leonor Beleza e ofereceu um a Manuel Alegre, que voltou a perguntar se era preciso ir buscar a caçadeira. Depois passou Pinto Balsemão com o Expresso da semana passada.

O Presidente da República lá conseguiu arrancar com a reunião, introduzindo o tema da visita de Estado à Ucrânia. “À UCRÂNIA”, teve de gritar para acordar metade dos conselheiros, que com o atraso se foram apagando. Sobre a viagem, todos elogiaram o Presidente da República, menos dois que não falaram, António Costa e Lobo Xavier, este último por razões óbvias. Não deu para fazer a voz. Manuel Alegre pediu a palavra para elogiar Marcelo, mas também disse que, se tivesse sido ele o escolhido pelos portugueses, tinha ido lá com a caçadeira e “tinha acabado com aquela brincadeira”.

Cavaco também pediu para falar, mas apenas para perguntar se iam servir alguma coisa para comer, pois estava com fraqueza. Marques Mendes deu uma bolacha ao ex-Presidente, que quis retribuir com um dos seus livros, mas o comentador da SIC recusou por não ter bonecos.

O segundo ponto da ordem de trabalhos seria então o tema sensível da situação do país. “DO PAÍS”, o Chefe de Estado teve de voltar a gritar. Desta vez também acordou Lobo Xavier, porque nos deitámos tarde ontem e estas reuniões são muito pesadas. Marcelo traçou um retrato muito negro do país, chegando mesmo a afirmar que a Ucrânia lhe pareceu mais bem encaminhada. Tendo dado a palavra ao Primeiro-ministro, António Costa não quis dizer nada, tal como Lobo Xavier. Manuel Alegre ainda perguntou a Marcelo se queria pô-los “a cantar”, que ele ia ao carro buscar a caçadeira, mas Marcelo optou por ouvir os restantes conselheiros.

Cavaco disse que ia dar a sua opinião sobre o país num novo livro, a lançar no próximo ano. Santos Silva disse que o país lhe parecia bem, mas corrigiu para óptimo depois de levar um pontapé de Costa. Marques Mendes entretanto já tinha ido correr para o jardim. A reunião seguiu com a opinião dos outros conselheiros, mas entretanto o Lobo Xavier adormeceu outra vez e por isso não foi possível registar os comentários.

“ENCERRADA”, gritou então o Presidente da República, que parece ter terminado a reunião. Ramalho Eanes, o único que esteve sempre acordado, confirmou e começou tudo a levantar-se, por isso o Lobo Xavier também.

Apoiar o IF

Tenha a bondade de auxiliar o IF com a sua bondade, por favor.

Artigos relacionados
- Advertisment -

Populares