As respostas do primeiro-ministro ao principal partido da oposição não deixam margem para dúvidas. O Governo continua a defender a recuperação, por parte do SIS, do computador do Ministério das Infraestruturas.
Recorde-se que a recuperação foi feita depois de uma série de telefonemas para o mundo inteiro, incluindo uma chamada para um número de valor acrescentado que terá rendido 20 mil euros em cartão ao ministro das Infraestruturas.
“Se ligassem de volta o senhor ministro, ele só tinha de responder ‘esse prémio é meu’, primeiro ligou-lhe o primeiro-ministro de um número diferente e o ministro atende a dizer ‘esse prémio é meu’, o que foi chato, mas ligou outro número a seguir e era mesmo do concurso”, explica uma das assessoras à comissão de inquérito. Recorde-se que o ministro ainda não tinha mencionado mais esta chamada.
Certo é que, agora, para além de defender a recuperação do computador por parte do SIS, o Governo acaba de anunciar que os serviços secretos também vão começar a substituir ecrãs de telemóveis.
“Não vá mais longe, ainda hoje, no conselho de ministros, a senhora ministra da presidência deixou cair o seu telemóvel, o ecrã partiu-se e chamámos imediatamente o SIS”, afirma o primeiro-ministro, que diz que o serviço vai estar disponível para todos os portugueses. A marca será SISter.
“Não sabe do computador, precisa de recuperar informação, partiu o ecrã? Não há problema, chame a SISter”, conclui o chefe do Governo.
O IF tentou saber se António Costa terá de autorizar todas as reparações, mas não obteve resposta.