A Comissão Nacional de Eleições acaba de lançar um comunicado com algumas regras que devem ser seguidas no próximo sábado, dia de reflexão e de final do campeonato nacional.
“Os adeptos devem permanecer em silêncio nos estádios, pois haverá pessoas a reflectir, não só no próprio estádio, como nas imediações e residências próximas”, pode ler-se no comunicado.
“Mesmo os golos”, explica Simplício, da CNE, “devem ser celebrados efusivamente, sim, mas em surdina… aliás, sempre achei estúpido gritar-se golo… alguém acha que os outros não repararam?”.
Mas há mais regras. Os árbitros não deverão usar cartões vermelhos ou amarelos, pois há conotação com forças partidárias. A táctica das equipas não pode passar por cruzamentos sempre do mesmo lado. “Têm de cruzar dos dois lados e usar também o corredor central”, conclui Simplício.
Sobre festejos, deve ser tudo para dentro. “Esta época, desculpem, mas podemos celebrar o campeonato nacional como uma reflexão interior e até mesmo meditação”, defende este responsável da CNE.