Quinta-feira, Junho 12, 2025
InícioDesportoEstime os seus adversários: Se quer ver o seu clube a jogar...

Estime os seus adversários: Se quer ver o seu clube a jogar sozinho, tem de ir ver os treinos

Estudo revelado em dia de derby.

Um estudo publicado este Sábado confirma que se deve estimar os adversários, todos eles, porque de outro modo o nosso clube jogaria sozinho. “E se gosta de ver o seu clube a jogar sozinho, tem de ir ver os treinos, mas posso garantir-lhe que é muito enfadonho”, explica Simplício, um dos responsáveis pelo estudo.

“Também pode ir ao estádio, mas vê apenas o aquecimento e depois vai para casa”, continua este sociólogo, “porque o aquecimento é só entre eles, como em princípio gostará, já que odeia a outra equipa”.

A verdade é que os nosso adversários são nossos amigos ou potencialmente nossos amigos. Podemos matar-nos, claro, mas fazer um churrasco para a semana parece muito mais divertido. E andar à estalada por causa de uma camisola é coisa de clientes da Primark, num caso de ruptura de stock.

Às vezes parece que a violência faz de nós fortes e másculos, mas no fim do dia – como sói dizer-se – andámos à bulha por causa de uma peça de roupa ou até mesmo só um acessório. E não há nada menos viril no mundo. O meu pai não tem um olho e três costelas porque se cruzou na rua com um indivíduo como uma camisola que ele odeia – não se orgulhará de dizer nenhum filho.

O estudo hoje publicado é claro. Os nossos adversários são os que nos dão as alegrias. O nosso clube, sozinho, jamais conseguiria. O nosso clube, sozinho, era uma chatice inominável. Era um pontapé na nuca – em sentido figurado, como devem ser todos. Quando vemos um adversário na rua, devemos abraçá-lo. Mas um abraço apertado. E devemos dizer – obrigado, sem o teu clube, o que seria do meu!?

Às vezes ganha-se, às vezes perde-se. Esta é outra conclusão deste trabalho científico, que diz que 11 em cada 10 adeptos de futebol passariam a ver curling se o seu clube vencesse todas as partidas. Curling, para quem não sabe, é uma modalidade que consiste em esfregar uma espécie de vassoura freneticamente à frente de um calhau polido, para que este vá escorregando até uma circunferência distante.

Agora pense. Ver isto todos os fins-de-semana.

(Esta notícia foi publicada ao abrigo da responsabilidade social da sátira.)

Apoiar a Imprensa

Nestes tempos difíceis, é ainda mais importante apoiar a imprensa. Se os tempos fossem fáceis, inventávamos outra desculpa. Apoie e sinta-se um filantropo instantaneamente. (Se não se sentir, não devolvemos o dinheiro.)

Artigos relacionados

Últimas

Publicidade