Domingo, Novembro 27, 2022
InícioPaísDevido à inflação, Portugal celebra hoje o 5,47 de Outubro

Devido à inflação, Portugal celebra hoje o 5,47 de Outubro

Portugal celebra hoje não o 5 de Outubro, como é costume, mas o 5,47 de Outubro. A data, como tudo, acaba por ser afectada pela inflação.

Recorde-se que, neste dia, em 1910, foi implantada a República, pondo-se fim à monarquia. A maioria dos portugueses concorda, ainda hoje, com esta mudança, mas porque desconhecem o que podiam facturar, anualmente, só em canecas com a família real.

“Contas por alto, só em canecas, o Governo podia ter ajudado, agora em Outubro, com 1250 euros, em vez dos 125 euros”, comenta Simplício, que tem feito umas contas, “agora é preciso somar o rendimento com os crachás”.

É deselegante falar-se disto neste dia, mas haverá outras vantagens num regime monárquico. O novo aeroporto de Lisboa, por exemplo, já estaria construído e em plena actividade.

“Seria em Bragança, porque já lá está uma infraestrutura muito razoável, e chamar-se-ia Aeroporto Internacional D. Duarte Pio Pio de Bragança, o “Pio Pio” era só uma graça, porque os aviões fazem lembrar pássaros”, garante o próprio D. Duarte, “mesmo aqueles riscos brancos, no céu, podiam ser cocó, porque aqueles pássaros voam rapidíssimo, o cocó nunca cai”.

Certo é que hoje é o feriado de 5,47 de Outubro e alguns especialistas admitem que para o ano possa chegar aos 6.

 

 

OUTROS ARTIGOS

Mais Recentes