Acaba de ser detido El Simplício, um perigoso barão do louro prensado que era há vários anos procurado pelas autoridades de todo o mundo. El Simplício é acusado, para além do tráfico de louro, de vários roubos de cabras e ovelhas.
«Sois da ASAE?», perguntava El Simplício, esta tarde, durante a detenção e ainda sem saber que a sua complexa teia de negócios obscuros havia sido desmontada. «Podem ver que está tudo limpinho e dentro da validade», insistia El Simplício, ignorando ainda os factos.
Nesta operação, que dá pelo nome de “Coroa de Louros” e que foi liderada pelo juiz Carlos Alexandre, as autoridades apreenderam ainda tractores, alfaias e uma lancha rápida, que a investigação suspeita ter sido usada para levar louro para África.
«Lancha rápida? Aquilo é um barquinho para eu ir à pesca do achigã na barragem», explica El Simplício, que continua sem perceber o que se está a passar: «Isto é tudo por causa daquilo das cabras e das ovelhas? Eles estavam no meu terreno, mas eu devolvo os animais.»