Ainda nem está em Belém, mas já é o presidente de todos os portugueses. O Almirante Gouveia e Melo conseguiu fazer a depressão Martinho voltar para trás, salvando o país de vento forte e muita chuva, potencialmente catastróficos.
Gouveia e Melo volta assim a ser um herói nacional e deve receber outro Globo de Ouro, já na próxima gala.
Segundo testemunhas, o Almirante limitou-se a aparecer de camuflado na orla. “Eu estou aqui ver o temporal, nisto aparece o senhor almirante e eu vou assim ‘não vá para aí’, mas ele olhou-me com aquele ar de quem diz ‘eu sou almirante, amigo’ e eu está bem”, relata Simplício.
“Nisto”, continua Simplício, “o Almirante começa a gritar, de joelhos e braços abertos, ‘vem, Martinho, vem com tudo, para chegares aos portugueses terás de passar por mim, nada temas, vem Martinho, vem, sê tempestade e enfrenta-me’ e nós começamos a ver a tempestade claramente a travar”.
Não só estava a travar, como deu a volta e está neste momento, segundo o IPMA, na direcção contrária a uma velocidade superior àquela com que se aproximara da costa portuguesa.
“Chispa, está bem, está… era o Gouveia e Melo…”, terá comentado a depressão Martinho, enquanto voltava para trás, isto segundo a depressão Bernarda, que vinha atrás e sendo assim também deu a volta.