O Presidente da República encontrou-se esta manhã, no Palácio de Buckingham, com o Rei Carlos III. Em causa está o 650.º aniversário da Aliança Luso-Britânica. O que Marcelo não contava era que o monarca, mal viu o chefe de Estado português, lhe pedisse para podar uma árvore.
“Ouvi o seu discurso no Dia de Portugal e não sabia que também se dedicava à jardinagem, temos aqui uma árvore… gostava que visse”, afirmou Carlos III, enquanto encaminhava Marcelo para os jardins do palácio.
“Mas, Sua Alteza, aquilo era uma figura de estilo”, tentou explicar o Presidente da República. “Por Deus, senhor presidente, não seja modesto, estamos entre amigos, amigos há 650 anos, já não devíamos fazer cerimónias…”, ia comentando o Rei, enquanto se dirigiam para a planta.
“Está a ver, é esta aqui… está murcha… não se importa de podar os ramos mortos”, solicitou. “Isto neste caso é água a mais, eu parece-me, está a ver aqui as folhas… isto chove muito aqui, nem precisam de regar”, acabou por explicar Marcelo, que não fazia ideia o que dizer nem o que fazer à árvore.
Certo é que Carlos III quis aproveitar mais os conhecimentos do homólogo português e seguiram para um hibisco que não tem dado flor.