É mais uma medida do Orçamento de Estado para 2024 que se acaba de ficar a conhecer. O IUC passará a chamar-se, a partir do próximo ano, ICU, tudo graças ao aumento que se fará sentir.
“Há portanto um ligeiro aumento, só para corrigir uma injustiça, nós nem queríamos, mas apareceu esta injustiça para ser corrigida”, explicou o ministro das Finanças, “nisto aparece-me um assessor e diz ‘ó senhor ministro, nesse caso já não é IUC, é ICU, livra, bolas…’, porque ele tem um Ford de 2005, mas eu ‘está bem, então fica ICU’, eles precisam destas coisas para andarem animados, o estacionamento à porta já não chega”.
Assim, a partir de 1 de Janeiro, passa a pagar-se o ICU. “O que me leva a anunciar”, o ministro das Finanças prepara-se para fazer um anúncio, “que este Governo acabou com o IUC!”.
Questionado sobre o facto de o Governo ter acabado com o IUC só porque passou a ser ICU, o responsável pela pasta limita-se a dizer que não concorda com esta visão pessimista da política e que não podemos estar sempre a dizer mal do nosso país.