O PSD acaba de completar 50 anos e são vários os sinais de que estará a entrar numa crise de meia idade. “Estão a uma isenção de IUC para descapotáveis de começar a usar 35 pulseiras em cada pulso e a fazer plásticas”, admite Simplício, politólogo.
A data está então a preocupar os eleitores, que temem que o PPD não resista a uma força política 45 anos mais jovem, Chega, que lhe anda a piscar o olho há muito tempo e que, naquela que será uma derradeira estratégia de fazer ciúmes, começou a andar com outro, da mesma idade.
“É muito difícil resistir à tentação”, acrescenta Simplício, que admite que a força mais jovem está claramente a tentar aproveitar-se do património do velho, “a qualquer momento podem encontrar-se”.
Recorde-se que, nos últimos tempos, tem sido intenso o assédio ao PSD, que chegou a consistir, há umas semanas, numa proposta de um encontro durante a noite para resolver uma eleição no Parlamento. Sentindo-se rejeitada, a provocadora força política atirou-se entretanto para os braços de outro, da mesma geração.
Fontes dão conta de que o gesto abalou e não foi pouco os sociais-democratas.