O Governo anunciou esta quarta-feira a ligação ferroviária em alta velocidade entre Lisboa e o Porto, com prazos e tudo. O anúncio foi tão convicto que muitos portugueses já se sentiram hoje num comboio a 200 e picos.
“Simplício! Simplício! Acorda!”, gritou Simplícia. “Hã!? O quê!? O Ronaldo marcou!? Onde é que estamos!? Já é Coimbra B? Se calhar já passámos, a esta velocidade…”, afirmou Simplício, estremunhado, pois já estava a sonhar com a alta velocidade entre Lisboa e o Porto.
O problema é que, entretanto, surgiram algumas dúvidas. “Mas Lisboa, onde? Lisboa é uma coisa muito vaga”, afirma um cidadão, “vai de Fátima à Comporta, não inclusive, porque a Comporta já é França”.
A mesma dúvida foi colocada em relação ao Porto, aparecendo então a primeira alternativa à ligação ferroviária em alta velocidade entre Lisboa e o Porto, que é Santarém – Guimarães.
Entretanto, acaba de chegar uma terceira hipótese, Alcochete – Ermesinde. Vai ser preciso estudar todas as opções. Cá está, mais uma, Sintra – Póvoa de Varzim.